quarta-feira, 21 de maio de 2014

Casa do artesão, na Praça Suzanete Ferreira, um atrativo a mais.


Inauguração da Passarela estimula o lazer interno e muda perfil turístico de Nova Xavantina.

Quando neste próximo sábado, a partir das 19 horas, o prefeito Gercino Caetano Rosa e sua equipe estiverem inaugurando oficialmente a Passarela sobre o Rio das Mortes, não só mais uma grande obra da Prefeitura estará sendo entregue à população –a maior em termos financeiros já construída pelo município.
Mais do que isso, estará sendo implantada uma nova e poderosa alavanca propulsora e impulsionadora do turismo interno, aquele executado pela própria comunidade, que cria uma atividade de lazer coletiva, natural, paisagística,  instantânea e automática, o que traz consigo significativas mudanças no dia a dia da comunidade.
O primeiro conceito que cai ou se transforma é o das distâncias, que terão suas localizações espaciais reconfiguradas pelo uso da passarela. Isso derruba idéias de barreiras e limitações de espaço na estrutura social e psicológica da população.
Outro aspecto, o do surgimento espontâneo do lazer coletivo e natural, cria um sentimento de comunidade mais homogêneo e coeso, mais sólido em sua edificação  pois pressupõe a adoção de valores como a união e o contato, o sentido de proximidade e de pertencimento, valores tão buscados pelas mais diferentes correntes do pensamento contemporâneo .
As modernas correntes psicológicas falam da necessidade de se criar uma “ponte” no interior das pessoas, para ligá-las ou conectá-las com o mundo, com o próximo, com os seus familiares, com os seus semelhantes, com a sua comunidade.
A figura da “ponte” é sempre evocada como a antítese ou o remédio a ser aplicado contra a tendência social para o isolamento e o individualismo excessivo, que gera a depressão e doenças psicológicas diversas.
                                             A OBRA
Em termos de valores, a obra da Passarela sobre o Rio das Mortes supera todas as suas concorrente municipais até aqui.
Ao longo de cinco anos e cinco meses, sua construção consumiu cerca de dois milhões e seiscentos mil reais, sendo dois milhões e duzentos advindos de emendas parlamentares, e o restante –pouco mais de R$ 400 mil-  advindos de rendimentos de recursos.
Estes R$ 400 mil foram gastos na obra do acesso na Praia da Lua –setor Xavantina- que é uma obra dentro da obra da Passarela, pois conta com bar e lanchonete, banheiros, luminárias, rampa de acesso  para PNA e muro de contenção.
Participaram com recursos para a sua construção, e estarão presentes em Nova Xavantina neste sábado, 10, na cerimônia de inauguração, o senador Jaime Campos (DEM), ex-senador Giberto Goellner e deputados federais Ricarte de Freitas (PTB), Eliane Lima (PSD) e Valtenir Pereira (Pros).
O evento será às 19 horas, na Praia do Sol.  Sem dúvida, um momento histórico para o município de Nova Xavantina, que mudará para sempre o seu perfil turístico e a sua paisagem urbana. Veja fotos atuais da Passarela durante a noite, feitas pela lente do fotógrafo Gilberto Freitas, da empresa MCR - Produtora.

Autor: Ezio Calanca Garcia - Editor Geral
Crédito (foto): MCR- Produtora